O CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE:
NOTAS SOBRE A EMERGÊNCIA DE UM PROBLEMA FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70251Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Campo de conhecimento, Problema filosóficoResumo
: O presente artigo tem como objetivo investigar a emergência do campo do Ensino de Filosofia como problema filosófico. Pretende-se, para tanto, reconstituir o debate em torno da existência ou não de um campo de conhecimento sobre e em torno do Ensino de Filosofia. Tomando como referência as pesquisas de Rodrigo Gelamo e Patrícia Velasco, é possível observar que o primeiro sinaliza, em suas pesquisas de doutorado (2009) e pós-doutorado (2012, 2013), a impossibilidade de reconhecer uma ordenação discursiva que mantenha uma identidade de pensamento para refletir sobre o ensino de filosofia. Velasco, no entanto, em pesquisa de pós-doutorado (2019) supervisionada por Gelamo, parte da hipótese de que já há, no Brasil, uma área de conhecimento que se pode intitular de Ensino de Filosofia, propondo um mapeamento das produções sobre a temática e a interpelação dos próprios pares sobre a subárea de pesquisa em questão. Espera-se que o tensionamento dos percursos trilhados e dos resultados defendidos por Gelamo e Velasco permita a compreensão da constituição do problema filosófico do campo do Ensino de Filosofia - contribuindo para o fomento e aprofundamento do próprio problema em questão.
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