ENSINAR A ENSINAR FILOSOFIA COMO PROBLEMA FILOSÓFICO:
NOTAS PARA UM DEBATE SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70252Palavras-chave:
Formação docente, Problema filosófico, Orientação de fundamentoResumo
O presente artigo recupera os aspectos centrais e constitutivos de três perspectivas de formação de professoras e professores, institucionalizadas na Argentina e discutidas em texto de 2008 com a denominação: a orientação didática, a orientação filosófico-didática e a orientação de fundamento. Pretende-se, com esta retomada, aprofundar a terceira perspectiva, mostrando que a concepção do ensino de filosofia como um problema filosófico, que reverberou tanto na Argentina quanto no Brasil, diz respeito à subjetividade docente que põe em jogo a produção e reprodução da filosofia e, mais que isso, as relações que cada professor e cada professora têm com a filosofia ao ensiná-la
Downloads
Referências
AGRATTI, L. “Apuntes para pensar un giro copernicano en el enseñara enseñar filosofía” en Grau, Olga y Bonzi, Patricia (editoras), Grafías filosóficas. Problemas actuales de la Filosofía y su enseñanza, Santiago de Chile, Cátedra UNESCO de Filosofía. Fac. de Filosofía y Humanidades Universidad de Chile, 2008.
CERLETTI, A. “Ensinar filosofía; da pregunta filosófica à proposta metodológica” en Kohan, Walter (org.) Filosofia. Caminhos para su ensino, Río de Janeiro, Lamparina, 2004.
FRASSINETI, M. y OBIOLS, G. La enseñanza filosófica en la escuela secundaria, Bs. As., A-Z, 1991.
NOUSSAN-LETTRY, L., Cuestiones de enseñanza y de investigación en filosofía, Mendoza, Univ. Nacional de Cuyo, 1973.
OBIOLS, G. “Las grandes modalidades de la enseñanza filosófica” en Obiols, G. y Frassineti, M., La enseñanza filosófica en la escuela secundaria, Bs. As., A-Z editora, 1993.
OBIOLS, G. Una introducción a la enseñanza de la filosofía, Bs. As.,FCE, 2002.
SALAZAR BONDY. Didáctica de la Filosofía, Lima, Universo, 1968.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laura Agratti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).