SOBRE A AVENTURA DE TENTAR ELABORAR UM REPOSITÓRIO DIGITAL DE PRODUTOS PEDAGÓGICOS E CHEGAR A UM LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIAS COLETIVAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70315Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Produtos educacionais, RepositórioResumo
Faz alguns anos que os docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino se empenham em pensar e criar algo como um repositório de produtos pedagógicos, ao menos essa era a meta inicial. No entanto, o processo mesmo nos conduziu para outro destino. O objetivo deste artigo é ensaiar uma resposta à pergunta pela origem do Laboratório de Inteligências Coletivas, que é uma plataforma digital de curadoria de produtos educacionais para o ensino de filosofia, para a educação em relações étnico-raciais e direitos humanos, que são temas transversais e obrigatórios. Mostraremos que esta plataforma digital que inicialmente fora denominada de repositório decorre naturalmente dos princípios, estrutura e funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ, de modo que fiquem claras as motivações que nos conduziram a tentar realizar essa tarefa e as necessidades que nos fizeram chegar ao formato atual. Para terminar, gostaríamos de enfatizar que esse artigo também é um convite à comunidade, aos pesquisadores do campo do Ensino de Filosofia e aos professores elaboradores de produtos pedagógicos para participarem ativamente dessa plataforma.
Downloads
Referências
LINO, A. P. Aprendendo a Escrever e Ensinando a Filosofar. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ensino) Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino. Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, RJ, 2016.
PINTO, Felipe Gonçalves; PEREIRA, Taís Silva. Produtos educacionais de filosofia: a produção do mestrado profissional e seu contexto. O que nos faz pensar (PUCRJ), v. 28, p. 108-132, 2019.
PINTO, Felipe Gonçalves; PEREIRA, Taís Silva. A produção educacional na Área de Filosofia. 2021; Tema: Ensino de Filosofia e Produtos Educacionais. Disponível na Coluna ANPOF de 08/10/2021: https://anpof.org.br/comunicacoes/coluna-anpof/pagina/22. Acesso em: 1 maio 2024.
PPFEN. Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino. Página web PPFEN-DIPPG-CEFET/RJ. Disponível em: https://dippg.cefet-rj.br/ppfen/index.php/pt/. Acesso em: 1 maio 2024.
PPFEN. Normas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino. Página web PPFEN-DIPPG-CEFET/RJ. Disponível em: https://dippg.cefet-rj.br/ppfen/index.php/pt/. Acesso em: 1 maio 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Mello Barbosa, João André Fernandes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).