CHAMADA TEMÁTICA REVISTA PROLÍNGUA VOL. 19, N 1 (2024). Tema: Português Língua Internacional: um mundo que aprende/ensina/forma/atua em língua portuguesa.

2023-11-11

CHAMADA TEMÁTICA REVISTA PROLÍNGUA  VOL. 19, N 1 (2024). Tema: Português Língua Internacional: um mundo que aprende/ensina/forma/atua em língua portuguesa.

Organizadores:

Prof. Dr. José Wellisten Abreu de Souza (DLPL-UFPB)

Profa. Dra. Carolina Coelho Aragon (PROLING-DLPL-UFPB)

Profa. Dra. Mariana Lins Escarpinete (MPLE-DLPL-UFPB)

Profa. Dra. Denise Barros Weiss (PPGLING-DLET-UFJF)

Ementa:

As práticas de ensino de português para falantes de outras línguas existem desde o período colonial (ALMEIDA-FILHO, 2012). Entretanto, o alçamento do português para estrangeiros ao estatuto acadêmico-científico é um processo mais recente. Barros e Furtoso (2021, p. 8) dizem que nosso idioma tem sido “alvo de interesse como língua de integração, de interação, de negócios, de ciência e de muitas outras possibilidades de diálogo pluricultural”. Nesse contexto, faz-se mister compreender o protagonismo econômico, político, linguístico e cultural do português como língua internacional e de internacionalização.

O Português (como) Língua Estrangeira (PLE) e/ou o Português (como) Língua Adicional (PLA) é foco de pesquisas e discussões em diversas universidades brasileiras, perpassando por diferentes áreas da Linguística. O recorte contemporâneo nos apresenta um mundo multilíngue, globalizado, pluricultural, contexto segundo o qual importa afirmar o ensino da Língua Portuguesa como língua pluricêntrica, nas suas diferentes vertentes. Desse modo, perante os desafios do mundo global, é necessário mostrar como e onde a língua e a cultura brasileira se manifestam e se desenvolvem, o que tem sido feito para que esta seja institucionalizada e internacionalizada.

Uma prova do crescimento das atenções em torno do ensino e da formação de professores de PLE/PLA diz respeito à elaboração de exames nacionais de proficiência tais como o Celpe-Bras – o único certificado de proficiência em português como língua

estrangeira reconhecido, oficialmente, pelo governo brasileiro – (BRASIL, 2020), a realização de diversos congressos nacionais e internacionais na/da área, a publicação de materiais didáticos (MDs) voltados a fins específicos e para atendimento das demandas de aprendizagem da língua e da cultura em contextos diversos e multifacetados, a realização de cursos voltados para a formação de professores de PLE/PLA, bem como a criação de programas de cooperação educacional internacionais.

Este dossiê temático da Revista Prolíngua, intitulado Português Língua Internacional: um mundo que aprende/ensina/forma/atua em língua portuguesa, tem como objetivo reunir estudos e investigações, seja no formato de artigos, resenhas críticas de livros da área, relatos de experiências e entrevistas, de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados com o ensino e a aprendizagem de PLE/PLA e suas interfaces.

Vale ressaltar, por fim, que este número temático se configura como uma ação estratégica de valorização da área do PLE/PLA no âmbito da UFPB, que encontra no Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI), do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) da instituição, deste 1998, portanto já há 25 anos, espaço de promoção da língua e da cultura brasileira para estudantes estrangeiros em seus diversos perfis. Nesta perspectiva, serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências que abordem:

  1. Ensino e aprendizagem de PLE/PLA nos diversos contextos;
  2. Análise, elaboração e editoração de materiais didáticos em PLE/PLA e suas interfaces;
  3. Políticas linguísticas em PLE/PLA no Brasil e no mundo;
  4. Formação de professores de PLE/PLA em contextos diversos;
  5. Exames de proficiência e internacionalização da Língua

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In LOBO, T., CARNEIRO, Z., SOLEDADE, J., ALMEIDA, A., and RIBEIRO, S., orgs. Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 723- 728. ISBN 978-85-232-1230-8. Available from SciELO Books<http://books.scielo.org>. Disponível em: https://books.scielo.org/id/67y3k/pdf/lobo- 9788523212308-51.pdf, acesso em 06 nov. 2023.

BARROS, E. B. R. de; FURTOSO, V. B. Ensino de português para falantes de outras línguas: múltiplas realidades, múltiplas necessidades. Scripta, v. 25, n. 53, p. 8-42, 2021. Disponível em:

https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26520, acesso em 06 nov. 2023

BRASIL. Documento base do exame Celpe-bras [recurso eletrônico]. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/acervocelpebras/wp- content/uploads/2021/12/Documento-base-do-exame-Celpe-Bras-2020.pdf, acesso em 06 nov. 2023.

 

Prazo de envio dos originais: 29 de fevereiro de 2024 pelo site da revista

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/index

Previsão de publicação: agosto de 2024.

Serão aceitas submissões em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola. 

ATENÇÃO: Os artigos que não estiverem rigorosamente formatados de acordo com as normas da revista não serão avaliados. Para se certificarem que estão seguindo as regras de formatação, etc., vejam artigos submetidos nos últimos números da revista. Informamos, também, que é permitida a submissão de apenas um artigo por autor ou coautor.

Editora chefe: Regina Celi Mendes Pereira

Editor adjunto:Jan Edson Rodrigues Leite

 

PROPOSAL FOR PROLÍNGUA

Committee:

Prof. Dr. José Wellisten Abreu de Souza (DLPL-UFPB)

Profa. Dra. Carolina Coelho Aragon (PROLING-DLPL-UFPB)

Profa. Dra. Mariana Lins Escarpinete (MPLE-DLPL-UFPB)

Profa. Dra. Denise Barros Weiss (PPGLING-DLET-UFJF)

The instruction of Portuguese to non-native speakers has persisted since the colonial era (ALMEIDA-FILHO, 2012). Nevertheless, the elevation of Portuguese to an academic and scientific status is a relatively recent process. Barros and Furtoso (2021, p. 8) highlight that our language has become "the focus of attention as a means of integration, interaction, commerce, science, and numerous other avenues for multicultural discourse." In this framework, comprehending the prominent economic, political, linguistic, and cultural roles of Portuguese as both an international language and a means of internationalization language becomes imperative.

Portuguese as a Foreign Language (PLE) and/or Portuguese as an Additional Language (PLA) form the core of exploration and debate in various Brazilian universities across diverse linguistic fields. The current environment presents a multilingual, globalized, and multicultural world, emphasizing the significance of recognizing the Portuguese language's pluricentric nature in all its diverse facets. Thus, in the face of global challenges, it becomes essential to illustrate how and where Brazilian language and culture are exhibited and developed, along with endeavors aimed at institutionalizing and globalizing them.

The growing emphasis on teaching and training PLE/PLA teachers is evident through: the development of national proficiency assessments like Celpe-Bras — the sole government-recognized proficiency certificate in portuguese language (BRASIL, 2020); the organization of numerous national and international conferences in the field; the production of specialized educational materials to fulfill the demands of language and culture learning in diverse and multifaceted contexts; training programs for PLE/PLA educators; and the establishment of international educational collaborative initiatives.

This thematic dossier of the Prolíngua journal, titled International Portuguese Language: a world engaged in learning/teaching/training/operating in the Portuguese language, aims to amalgamate studies and research, encompassing articles, critical book reviews, or experiential reports and interviews related to the teaching and learning of PLE/PLA and its interfaces.

Lastly, it is relevant to stress that this particular thematic issue concentrates on the recognition and the importance of the PLE/PLA field within the context of the Universidade Federal da Paraíba (UFPB), particularly on the Linguistic-Cultural Program for International Students (PLEI), within the Department of Portuguese Language and Linguistics, established 25 years ago in 1998. Consequently, this edition welcomes submissions derived from research, projects, or experiences addressing:

  1. PLE/PLA teaching and learning;
  2. Evaluation, composition, and creation of educational materials in PLE/PLA and related domains;
  3. Language policies concerning PLE/PLA in Brazil and worldwide;
  4. Training of PLE/PLA instructors in varied settings;
  5. Proficiency tests and the global reach of the Portuguese language.

References

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In LOBO, T., CARNEIRO, Z.,SOLEDADE, J., ALMEIDA, A., and RIBEIRO, S., orgs. Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 723-728. ISBN 978-85-232-1230-8. Available from SciELO Books<http://books.scielo.org>. Available at:  https://books.scielo.org/id/67y3k/pdf/lobo9788523212308-51.pdf,acess, accessed in nov. 6th 2023.

BARROS, E. B. R. de; FURTOSO, V. B. Ensino de português para falantes de outraslínguas: múltiplas realidades, múltiplas necessidades. Scripta, v. 25, n. 53, p. 8-42,  2021. Available at: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26520, accessed in nov. 6th 2023.

BRASIL. Documento base do exame Celpe-bras [recurso eletrônico]. – Brasília :Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Available at: https://www.ufrgs.br/acervocelpebras/wpcontent/uploads/2021/12/Documento-base-do-exame-Celpe-Bras-2020.pdf, accessed in nov. 6th 2023.