LETRAMENTO INDÍGENA: O QUE PREVÊ O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS
Resumo
Os pressupostos bakhtinianos introduziram nos estudos sobre a linguagem uma nova visão sobre o seu funcionamento e, especificamente, sobre a função e importância dos gêneros orais e escritos para as interações e a organização social, tornando-se consenso que os mesmos facilitam o ensinoaprendizagem, sendo necessária sua utilização em sala de aula. Seguindo as orientações dos estudos de Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2004), Bronckart (1999) e Marcuschi (2005), pretende-se analisar as orientações presentes no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas – RCNEI (2005) referentes ao desenvolvimento da linguagem oral e o trabalho com os gêneros orais (públicos ou não). Já é sabido que os povos indígenas são originariamente representativos de uma cultural oral, diante disso, deseja-se investigar se as atividades sugeridas neste documento que visam o desenvolvimento do oral contribuem realmente para que isso aconteça, bem como se elas colaboram para o fortalecimento e conservação dos gêneros orais dessa cultura. Convém também refletir sobre os critérios de escolha dos textos: Quais seriam os gêneros orais públicos necessários à relação desses povos com a sociedade nacional? Quais as práticas de letramento sugeridas para a educação indígena? Objetiva-se dessa maneira alargar as fronteiras do conhecimento sobre o letramento indígena.Downloads
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Como Citar
Simas, H. C. P. (2012). LETRAMENTO INDÍGENA: O QUE PREVÊ O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. PROLÍNGUA, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/13291
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Artigos