O AGIR COMUNICATIVO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÃO DE JÜRGEN HABERMAS*

Autores

  • Roberta Soares Paiva

Resumo

Atualmente, o ensino de língua materna no Brasil vem apresentando os contornos de uma grave crise, realidade comum aos níveis fundamental e médio das redes pública e privada. Este fato é confirmado, por exemplo, através do desempenho pobre que a grande maioria dos alunos emonstra em avaliações da disciplina Língua Portuguesa, tanto no contexto escolar como também no momento em que se submetem a exames de caráter nacional, como o ENEM e o vestibular. Isto vem a corroborar a tese de que o ensino de língua materna é falho em suas bases fundamentais, reclamando a necessidade urgente de mudança. Na conjuntura social vigente, orientada pela empresa capitalista, este ensino reflete a tendência de suprimir o diálogo e a criticidade dos indivíduos, gerando alienação, individualismo e competição. Buscando compreender esta conjuntura social e sua influência sobre o ensino de Língua Portuguesa, o presente artigo recorre ao arcabouço teórico do Interacionismo Sócio-Discursivo, representado pelo filósofo alemão Jürgen Habermas, para, a partir do conceito de agir comunicativo, refletir sobre a feição da mudança de paradigmas que se faz necessária para devolver a este ensino a função de, através do debate, promover a formação de cidadão críticos e participativos, capazes de reinventar a sociedade e revitalizar a cultura.

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Como Citar

Paiva, R. S. (2012). O AGIR COMUNICATIVO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÃO DE JÜRGEN HABERMAS*. PROLÍNGUA, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/13385

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Seção

Artigos