A RELEVÂNCIA DOS BANCOS DE DADOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Darcilia Simões
  • Eliana Meneses de Melo

Resumo

Considerando o tema desta seção “A Expansão do Português no Mundo” e retomando uma conferência de Ataliba de Castilho intitulada “Reflexões sobre o Português Falado e o Exercício da Cidadania”2, em que o pesquisador fez uma retrospectiva da construção e consolidação dos estudos linguísticos no Brasil, verificou-se a oportunidade de tratarmos então da Linguística de Corpus, destacando-lhe o objeto: os Bancos de Dados. No I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (I SIMELP), realizado em 2008 sob a organização da Universidade de São Paulo (USP), tivemos a oportunidade de participar do Simpósio Ensino do Português e Novas Tecnologias3 e conhecer experiências inovadoras na difusão sistemática da língua portuguesa. Recursos como o computador e o DVD com gravações de voz e imagem vêm trazendo contribuições espetaculares para o âmbito da pesquisa e do ensino da língua portuguesa. Nesse ambiente de revolução tecnológica, a informática se destaca com suas contribuições de natureza tática para o trabalho com os dados. E é dos aportes trazidos da linguagem digital que pretendemos falar nesta sessão.

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Como Citar

Simões, D., & de Melo, E. M. (2012). A RELEVÂNCIA DOS BANCOS DE DADOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. PROLÍNGUA, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/13396

Edição

Seção

Artigos