OS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR PRODUZIDO POR UMA CRIANÇA SURDA
Resumo
Esse artigo propõe algumas reflexões sobre os mecanismos de textualização na escrita de uma jovem surda bilíngüe, ou seja, usuária de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Compreender as especificidades dessa produção é importante, já que essa escrita tem como referência não a oralidade, mas a Língua de Sinais. Inicialmente discorreremos brevemente acerca da visão interacionista da linguagem, dos gêneros textuais escolares, dos mecanismos de textualização e de estudos sobre a escrita do surdo. Posteriormente, apresentaremos a história de vida do sujeito em estudo, o qual chamaremos Ana (pseudônimo). Em seguida, será mostrado um texto produzido por ela na escola, quando cursava a 4ª série do Ensino Fundamental, o qual será analisado em relação aos mecanismos de coesão textual.Downloads
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Como Citar
Sampaio, M. J. A. (2012). OS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR PRODUZIDO POR UMA CRIANÇA SURDA. PROLÍNGUA, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/13404
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Seção
Artigos