REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS: DISCURSO DE REFORÇO E ENFRAQUECIMENTO NA CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE IDENTIDADES ÉTNICAS

Autores

  • Elaine Caldeira

Resumo

A Análise de Discurso Crítica (ADC) ancora-se na definição do uso da linguagem como forma de prática social, constitutiva dos sujeitos e relações sociais, contribuindo para a sua reprodução e mudança (FAIRCLOUGH, 2001: 90). Partindo desses pressupostos e com base no inventário sócio-semântico de van Leeuwen (1997; 2008), este trabalho como objetivo analisar a representação de atores sociais nos textos de alunos índios e não índios na construção discursiva da identidade xerente em textos construídos em um espaço escolar multicultural. O corpus deste trabalho é constituído por 44 textos com a temática “O que é ser índio”. A análise do corpus permite-nos observar que, entre as categorias de representação dos atores sociais, o processo de inclusão foi o mais recorrente no corpus analisado. Nos textos dos alunos índios, os índios são incluídos, predominantemente, por meio da beneficiação e da inclusão por categorização cultural, como um sujeito dependente que é beneficiado, representado de forma genérica em termos de seus costumes, crenças e tradições em direção à homogeneização. Já nos textos dos alunos índios, os índios são incluídos predominantemente por meio da ativação e da inclusão por categorização cultural e biológica, em que os índios são representados como agentes, como um sujeito independente em busca de reconhecimento de sua cultura e identidade étnica. Portanto, as representações encontradas nos discursos de não índios, em grande parte, revelam a construção de uma identidade legitimadora que ofusca, nega, apaga as diferenças, seja por meio do processo de marcação da diferença ou pela assimilação social (discurso dos alunos não índios) e, por outro lado, revelam a construção de uma identidade de resistência e de projeto (discurso dos alunos índios).

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Como Citar

Caldeira, E. (2012). REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS: DISCURSO DE REFORÇO E ENFRAQUECIMENTO NA CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE IDENTIDADES ÉTNICAS. PROLÍNGUA, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/13577

Edição

Seção

Artigos