O ESTUDO DAS DÍADES NOS ATRASOS DE FALA

Autores

  • Irani Rodrigues Maldonade UNICAMP
  • Maria Salete Franco Rios UNICAMP

Resumo

O trabalho objetiva refletir sobre três díades mãe-criança, diagnosticadas com atraso de fala/linguagem aos três anos de idade por pediatras de unidade básica de saúde e encaminhados à Fonoaudiologia para avaliação e possível tratamento. Foram interpretados dados das mães em contato com seus filhos, que não tinham outras alterações de saúde, à luz da proposta interacionista de De Lemos. A proposta das três posições da criança no processo de aquisição da linguagem da autora (De Lemos, 2002) permitiu tratar, mais de perto, da transformação do infans em sujeito falante. Observou-se que as crianças ocupavam pouco seus turnos dialógicos, que quando preenchidos por vocalizações, onomatopeias, e/ou “palavras reduzidas” repostas das falas precedentes no diálogo, nem sempre eram interpretados pelas mães, que apresentavam a tendência de referi-las em terceira pessoa. Os registros apontaram que as mães, geralmente, invadiam os turnos destinados às crianças, preenchendo-os na interação. Os resultados mostraram que seria ingênuo esperar que a simples descrição das manifestações sonoras das crianças pudesse configurar isoladamente padrões de desenvolvimento e/ou progressos no processo de aquisição da linguagem, pois este é marcado por mudanças linguísticas e também subjetivas. O lugar das crianças no discurso das mães foi o de dependência, assim como os cuidados que demandavam colaboraram para anunciá-las na posição de infans. O interacionismo foi útil tanto para entender melhor os atrasos de fala/linguagem como também para propor outro caminho para o tratamento dos mesmos em Fonoaudiologia. As díades analisadas indicaram que não houve necessidade de as crianças serem atendidas em terapias individuais. A intervenção realizada foi em grupo de orientação às mães, com enfoque nos aspectos relativos à posição da criança no seu processo de aquisição da linguagem. Neste sentido, permitiu focar algo além do que as relações entre os fragmentos da fala da criança e os enunciados das mães fazem ver.

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Publicado

2014-06-04

Como Citar

Maldonade, I. R., & Rios, M. S. F. (2014). O ESTUDO DAS DÍADES NOS ATRASOS DE FALA. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/19339

Edição

Seção

Artigos