GESTUALIDADE COMO UMA PISTA IMPORTANTE DA FLUÊNCIA INFANTIL

Autores

  • Marianne C. B. Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Andressa T. M. de C. Barros Universidade Federal da Paraíba
  • Paula M. S. da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo V. Ávila Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Sabemos que a relação do gesto com a produção de fala tem sido foco de pesquisas tanto na área da Neuropsicologia como na Linguística e isto justifica a importância em tentar compreender como se inicia este processo na aquisição da linguagem. Neste trabalho buscamos discutir o papel da gestualidade no processo aquisicional e sua composição com a contraparte vocal para constituir a fluência. Partimos da premissa de que gesto e fala formam uma única matriz cognitiva e para isso nos embasamos na tipologia gestual proposta por Kendon (1992) e McNeill (1985). Nosso foco será a gestualidade, com ênfase na gesticulação que, dentro da proposta de Kendon (1992) envolve os gestos que emergem ao longo do fluxo da fala, tendo a função de garantir sua continuidade. Adotamos a perspectiva de Scarpa (1985) que concebe os trechos de fala fluente como os já conhecidos, arrumados, que vêm em bloco e os disfluentes como aqueles instáveis, com tentativas pouco frutíferas de segmentação de blocos prosódicos, destacamos o papel da gesticulação como uma pista importante da fluência infantil. Almejamos compreender como se dá a emergência da fluência e da gesticulação em aquisição da linguagem e para que isso seja possível, apresentaremos dados de uma criança em fase de aquisição da linguagem, filmada em contexto naturalístico na casa da criança.

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Publicado

2016-02-04

Como Citar

Cavalcante, M. C. B., Barros, A. T. M. de C., Silva, P. M. S. da, & Nóbrega, P. V. Ávila. (2016). GESTUALIDADE COMO UMA PISTA IMPORTANTE DA FLUÊNCIA INFANTIL. PROLÍNGUA, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/27586

Edição

Seção

Artigos