PLANIFICAÇÃO DO TRABALHO DE UMA PROFESSORA EM INÍCIO DE CARREIRA

Autores

  • Jardiene Leandro Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Edmilson Luiz Rafael Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos através de pesquisa que investigou o trabalho de uma professora de língua portuguesa em início de carreira, em contexto de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objeto de pesquisa as suas atividades profissionais de ensino. Para este artigo, será apresentada a análise dos indícios do que chamamos autonomia e adaptação manifestados nos objetivos de ensino e em um relato de atividades desenvolvidos pela professora investigada. O corpus desta pesquisa foi constituído pelos objetivos traçados para o primeiro semestre de trabalho da professora em foco e pelo relato de atividades que reconstruiu as primeiras experiências de ensino dessa profissional. Essa análise, apoiada em estudos sobre Linguagem e Trabalho, relativos a trabalho docente (AMIGUES, 2004) e da Educação, relativos a planejamento de ensino (ZABALA, 1998), tem como foco a observação desses indícios em relação a duas categorias de ensino de língua: seleção de objetivos e de conteúdos. Os resultados demonstraram que os indícios de adaptação manifestaram-se através de atividades de ensino que já eram institucionalizadas na rotina escolar. Os indícios de autonomia, por sua vez, manifestaram-se através de ações em que as escolhas guiaram-se, em boa parte dos dados analisados, pelo envolvimento dos alunos no processo.

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

Ferreira, J. L., & Rafael, E. L. (2016). PLANIFICAÇÃO DO TRABALHO DE UMA PROFESSORA EM INÍCIO DE CARREIRA. PROLÍNGUA, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/28703

Edição

Seção

Artigos