REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE: A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Mariana Pérez Universidade Federal da Paraíba

Resumo

No campo da Linguística Aplicada (LA) no Brasil, um grande número de pesquisas que investigam o trabalho docente têm se ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ABREU-TARDELLI; CRISTÓVÃO, 2009, CRISTÓVÃO, 2011, MEDRADO; PÉREZ, 2011, FERREIRA et al., 2011, PÉREZ, 2014, entre outros ), considerando como central a análise das práticas linguageiras nesse contexto – materializadas em textos no/como e sobre o trabalho educacional – para a compreensão da atividade educacional e do agir docente em toda a sua complexidade. Este trabalho investiga as representações de uma professora de língua estrangeira, aluna de um curso de Graduação, sobre seu próprio agir, considerando, para análise, noções da Ergonomia e Clínica da Atividade, e utilizando categorias da Semântica do Agir. Os textos foram gerados seguindo o plano de pesquisa do ISD, que prevê uma entrevista pré-tarefa, a gravação da tarefa (aula) e uma entrevista pós-tarefa. Na entrevista pré-tarefa, utilizamos o procedimento das Ciências do Trabalho, intitulado Instrução ao Sósia (CLOT, 2007), que inclui a produção de um comentário escrito após a escuta da entrevista pré-tarefa. A análise das representações da professora corrobora a noção de complexidade do trabalho real (CLOT, op. cit.), explicitando instâncias/elementos que se configuram como impedimentos externos para a ação docente. São apresentadas as dimensões motivacionais, intencionais e das capacidades para o agir, sendo enfatizados motivos, intenções e capacidades construídos a partir das experiências da docente como aluna de línguas estrangeiras na escola e na Graduação. A utilização de dispositivos como a Instrução ao Sósia aponta para a relevância desse método na identificação de aspectos relacionados à atividade docente – que, por vezes, não são investigados – e no potencial desencadeamento de um (re)pensar crítico e (re)posicionamento sobre o agir docente pelo professor.

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

Pérez, M. (2016). REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE: A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. PROLÍNGUA, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/28704

Edição

Seção

Artigos