UM CLICK NA LEITURA: O ENSINO DA LEITURA POR MEIO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Kári Lúcia Forneck Univates
  • Juliana Thiesen Fuchs Univates
  • Maria Elisabete Bersch Univates

Resumo

O projeto de extensão O ensino de estratégias de leitura: propostas de intervenção por meio de objetos digitais de aprendizagem, desenvolvido pelo Curso de Letras durante o ano de 2014, teve como propósito promover a qualificação do ensino e da aprendizagem da leitura na Educação Básica. Partiu-se da premissa de que se pode desenvolver, de maneira consciente, a capacidade de inferir e de compreender os textos. As ações do projeto de extensão se detiveram em duas linhas de atuação: a elaboração de objetos digitais de aprendizagem da leitura e a instrumentalização de professores para a produção e para o uso desses objetos em sala de aula. Neste trabalho, relata-se a produção decorrente da primeira ação. Foram produzidos 10 objetos digitais de aprendizagem com enfoque especial na aprendizagem de estratégias metacognitivas de leitura para a qualificação do leitor. O diferencial desses objetos está na natureza do feedback, cujo objetivo é auxiliar a tornar conscientes os processos mentais utilizados e a possível estratégia de inferência adotada durante a realização da atividade, em diferentes níveis, como sintático, semântico e pragmático, por exemplo. Esses objetos estão disponíveis ao público em duas versões: no e-book “Um click na leitura: objetos digitais de compreensão textual”, acessível ao público no site da Editora da Univates, material que contém também referencial teórico de apoio aos professores; no Repositório de Objetos de Aprendizagem da Univates (ROAU), em que os objetos estão disponíveis tanto em forma de coletânea quanto em forma individual, de onde têm sido acessados pelo Laboratório de Aprendizagem da Univates (UNIAPREN). Os objetos digitais de aprendizagem, em razão de sua essência interativa, contribuem para a sofisticação do processo de inferenciação e, em decorrência, para a qualificação da formação do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Forneck, K. L., Fuchs, J. T., & Bersch, M. E. (2016). UM CLICK NA LEITURA: O ENSINO DA LEITURA POR MEIO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM. PROLÍNGUA, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/30630

Edição

Seção

Artigos