A REPETIÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA PROGRESSÃO TEMÁTICA NO ANIME O TÚMULO DOS VAGALUMES

Resumo

RESUMO: Os avanços tecnológicos proporcionaram um novo modo de olhar e refletir acerca do que está no mundo, influenciando todas as áreas do cotidiano, até mesmo no que diz respeito ao ambiente escolar. O aluno do século XXI está a todo momento em contato com as novas tecnologias, bem como filmes, séries, etc. Paralelo a isto, a escola, por vezes presa a didáticas tradicionais, acaba causando desinteresse dos discentes. O trabalho, então, objetiva oferecer uma proposta que faça essa ponte entre o aluno e a sala de aula, para isso foi escolhido o gênero anime, em especial o filme O Túmulo dos Vagalumes que promove uma série de problemáticas a serem refletidas durante o período da Segunda Guerra Mundial. A metodologia da pesquisa se deu ao observar o uso das repetições dentro da animação japonesa e como estas constroem a argumentação central do enredo. Para compreender de maneira mais ampla, foi usado os estudos de Koch e Elias (2017), Carvalho (2018) sobre as repetições e o papel que desempenham, bem como a reflexão sobre animes proporcionada por Barbosa (2018). Assim, ao refletir e analisar sobre o gênero anime, como este pode ser efetivo na sala de aula e a importância dos elementos coesivos presentes, em destaque a repetição, chega-se à conclusão de que utilizar gêneros próximos aos alunos na aula promove discussões e traz o protagonismo para o aluno. PALAVRAS-CHAVE: Repetição. Sala de aula. Gênero anime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí
Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Dedicou-se às questões de Educação nos processos formativos à distância. Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Lingua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Atuou na colaboração, produção e revisão de materiais didáticos impressos e digitais para Ensino a distância (EaD). Desenvolveu consultorias e projetos, a entidades públicas e privadas, no âmbito municipal e estadual. Atuou como analista educacional no programa televisivio Salto para o Futuro, programa de formação continuada a distância - SEED/MEC, produzido pela TV Brasil (www.tvbrasil.com.br/salto). No trabalho desenvolvido no Programa, acompanhou a elaboração de vídeos e boletins educativos sobre séries temáticas, interagiu com professores especialistas e telecursistas no processo de realização dos debates ao vivo. Participou do Programa de qualificação docente de ensino de língua portuguesa no Timor-Leste, representando o governo brasileiro na qualidade de bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPES.
Ana Karolina de Melo Pessoa Oliveira, UFPI

Graduanda no curso de Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela, localizada em Teresina. Residente do programa Residência Pedagógica atuando em turmas de ensino médio na disciplina de Língua Portuguesa. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, e participou do Programa de Iniciação Científica Voluntária - ICV.

Publicado
2020-05-06
Como Citar
Maria Angélica Freire de Carvalho, & de Melo Pessoa Oliveira, A. K. (2020). A REPETIÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA PROGRESSÃO TEMÁTICA NO ANIME O TÚMULO DOS VAGALUMES. PROLÍNGUA, 14(2), 184-195. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48824