LETRAMENTO VISUAL AOS SUJEITOS DIGITAIS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DEEP VIEWING NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Ana Patrícia Cavalcanti Queiroz Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54861

Palavras-chave:

Sujeitos digitais. Recursos visuais. Letramento Visual. Deep Viewing.

Resumo

RESUMO: O principal objetivo deste artigo é descrever os benefícios da aplicação de recursos visuais no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa não apenas para o desenvolvimento linguístico dos nossos alunos, mas também o desenvolvimento, por meio do Letramento Visual, da criticidade, da capacidade de comunicação e expressão, tomando consciência do ambiente ao seu redor, dos diferentes pontos de vista, dos seus papéis enquanto cidadãos e humanos. Para tanto, abordamos as características do nativo/sujeito digital e sua tendência ao estilo de aprendizagem visual, bem como o uso de recursos visuais no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa aos sujeitos digitais, o Letramento Visual e o método Deep Viewing. Por fim, descrevemos duas experiências com a atividade criada pela professora-pesquisa, chamada Your opinion is important, e apresentamos os resultados de sua aplicação. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o Letramento Visual é tão importante quanto o Letramento de Escrita e Leitura e que ele precisa e deveria ser ensinado em nossas escolas.

PALAVRAS-CHAVE: Sujeitos digitais. Recursos visuais. Letramento Visual. Deep Viewing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Como Citar

Ana Patrícia Cavalcanti Queiroz. (2021). LETRAMENTO VISUAL AOS SUJEITOS DIGITAIS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DEEP VIEWING NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. PROLÍNGUA, 15(2), 76–85. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54861