UM ESTUDO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Francisca Janete da Silva Adelino
  • Kátia Regina Gonçalves de Deus
  • Rafaelle de Freitas Oliveira Araújo UFPB

Palavras-chave:

Argumentação. Modalização. Anúncio Publicitário.

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a construção da argumentação no gênero anúncio publicitário. O referido gênero textual é atualmente um dos meios mais utilizados por anunciantes, de maneira geral, que pretendem divulgar suas marcas e produtos a um público geral ou a um público mais específico, no intuito de atraí-lo a adquirir o objeto ofertado. Sabendo disso, este trabalho pretende investigar o fenômeno da modalização em anúncios publicitários criados por algumas grandes marcas, analisando quais são os efeitos de sentido gerados pelo uso dos modalizadores na construção dos argumentos na produção dos anúncios selecionados. O marco teórico aborda as noções de Semântica Argumentativa de Ducrot e colaboradores (1988); os conceitos da Modalização Discursiva defendidos por Cervoni (1989), Castilho e Castilho (2002), Moura Neves (2010), Koch (2009) e Nascimento e Silva (2012); e, por fim, o gênero anúncio é concebido com base na Teoria de Gêneros Discursivos, elaborada por Bakhtin (2000 [1979]). A metodologia adotada é bibliográfica e descritiva, de abordagem qualitativa. O corpus é formado por quatro anúncios disponíveis na rede mundial de computadores, que foram produzidos por grandes marcas que comercializam no Brasil. Os resultados revelaram que os modalizadores foram utilizados como recurso argumentativo presente nos textos de anúncios publicitários, como demonstrado, para além de reforçar as qualidades dos produtos, orientarem o consumidor para a compra.

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Publicado

2023-02-10

Como Citar

da Silva Adelino, F. J., Gonçalves de Deus, K. R., & de Freitas Oliveira Araújo, R. (2023). UM ESTUDO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. PROLÍNGUA, 17(2), 45–57. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/63993