A PRÁTICA DE ORALIDADE EM AULAS DE PLA:
Reflexões sobre o uso da literatura em um projeto de extensão voltado à migração
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69481Palavras-chave:
Literatura, Oralidade em aulas de PLA, Extensão Universitária, MigraçãoResumo
Este artigo objetiva analisar como a literatura pode propiciar um espaço para a prática de oralidade nas aulas de Português como Língua Adicional (PLA), no desenvolvimento de atividades a partir da proposta de Hirschman (2011), descrita no livro “Gentes y Cuentos: ¿A quién pertenece la literatura?”. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, na participação docente em um projeto de extensão universitário, em formato virtual, que atendeu à população de migrantes internacionais e refugiados que estão na cidade de Foz do Iguaçu e região Oeste do Paraná. A ação teve como um dos seus principais objetivos promover a integração linguística e cultural dos participantes no contexto brasileiro. Neste trabalho, será debatido o uso da obra literária “Eloísa e os bichos” (2013), de Jairo Buitrago e ilustração de Rafael Yockteng, que buscou aliar aspectos culturais e linguísticos, focando o desenvolvimento oral em língua adicional por meio das experiências/vivências dos/as participantes em relação à narrativa ficcional e o país de acolhimento. Durante a aula, constatou-se que a literatura oferece suporte para a discussão e estimula a participação oral dos/as estudantes em razão de suas especificidades metafóricas e possibilidades de identificação a partir de temas geradores.