ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS
Reenunciações etnográficas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69492Palavras-chave:
Interações dialógicas. Gêneros discursivos. Português como Língua Estrangeira.Resumo
O ensino de língua portuguesa como língua estrangeira no ambiente acadêmico tem sido foco de políticas linguísticas de internacionalização da língua materna. Nesses espaços, a abordagem enunciativo-discursiva apresenta-se como uma alternativa de ensino de português para falantes estrangeiros. Esta pesquisa objetiva examinar de que modo o ensino de português como língua estrangeira mediado por gêneros discursivos pode ser produtivo sob a perspectiva etnográfica no contexto universitário. Inserido no campo de estudos da Linguística Aplicada, mobiliza aportes teóricos sobre dialogismo e gêneros do discurso de Bakhtin e seu Círculo. Adota a abordagem metodológica da etnografia no tratamento dos dados e nas interações dialógicas na sala de aula. Os resultados evidenciam que o ensino de português mediado por gêneros discursivos contribuiu com o desenvolvimento da proficiência linguística dos estudantes, visto que eles se apropriaram dos gêneros discursivos trabalhados (autobiografia, entrevista, outros), aperfeiçoaram a leitura, a fala, a escrita, a compreensão do dito, construíram réplicas argumentativas, com efeito, têm alcançado seus propósitos sociais.