ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS

Reenunciações etnográficas

Autores

  • Mario Morais Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Micaella Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13712703

Palavras-chave:

Interações dialógicas. Gêneros discursivos. Português como Língua Estrangeira.

Resumo

O ensino de língua portuguesa como língua estrangeira no ambiente acadêmico tem sido foco de políticas linguísticas de internacionalização da língua materna. Nesses espaços, a abordagem enunciativo-discursiva apresenta-se como uma alternativa de ensino de português para falantes estrangeiros. Esta pesquisa objetiva examinar de que modo o ensino de português como língua estrangeira mediado por gêneros discursivos pode ser produtivo sob a perspectiva etnográfica no contexto universitário. Inserido no campo de estudos da Linguística Aplicada, mobiliza aportes teóricos sobre dialogismo e gêneros do discurso de Bakhtin e seu Círculo. Adota a abordagem metodológica da etnografia no tratamento dos dados e nas interações dialógicas na sala de aula. Os resultados evidenciam que o ensino de português mediado por gêneros discursivos contribuiu com o desenvolvimento da proficiência linguística dos estudantes, visto que eles se apropriaram dos gêneros discursivos trabalhados (autobiografia, entrevista, outros), aperfeiçoaram a leitura, a fala, a escrita, a compreensão do dito, construíram réplicas argumentativas, com efeito, têm alcançado seus propósitos sociais.

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Biografia do Autor

Micaella Fernandes

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Morais, M., & Fernandes, M. . (2024). ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS: Reenunciações etnográficas. PROLÍNGUA, 19(1), 33–48. https://doi.org/10.5281/zenodo.13712703