Um Estudo Qualitativo sobre a Aplicação da Disciplina Teoria da Contabilidade Durante a Pandemia Covid-19 para a Formação Profissional
Resumo
Objetivo: O presente trabalho objetiva analisar a percepção dos alunos de graduação durante o ensino remoto, ocasionado pela pandemia SARS-CoV-2, sobre a importância da disciplina de Teoria da Contabilidade no curso de Ciências Contábeis para a formação profissional e acadêmica. O problema de pesquisa foi identificar qual a percepção destes alunos a respeito da sua formação acadêmica associado a disciplina?
Método: Para tanto foi desenvolvido um questionário de 14 perguntas abertas de entrevista online e presencial a 13 alunos de Mossoró-RN e de Fortaleza-CE. Utilizou-se o software ATLAS.Ti para identificar as similaridades verbais, adjetivas, adverbiais e em especial da percepção destes sobre o tema.
Principais Resultados: Os resultados permitiram constatar que doze entrevistados consideram que a disciplina é de extrema importância para antecipar e guiar na prática contábil no exercício futuro da profissão; por fim a grande maioria foram enfáticos em afirmar que a disciplina Teoria da Contabilidade deve ser aplicada nos semestres iniciais, em especial entre o 3º e 5º período, para que possibilite a compreensão da realidade associada a formação profissional como um todo.
Contribuições: Nas instituições de ensino superior, muito se discute sobre impostos, escrituração e dos relatórios para a contabilidade, quase sempre associado ao discurso em sala quanto ao tocante da prática profissional, mas pouco se discute sobre a relação Teoria da Contabilidade e suas conexões de importância na formação profissional em virtude das concepções práticas estarem mais próximas com as concepções teóricas por terem sido ministradas no processo de ensino à distância
Originalidade e Relevância: Esse estudo promoveu um comparativo entre alunos de instituições públicas e privadas no qual a observação qualitativa se desdobrou em várias reflexões e até mesmo sugestões de melhorias na estrutura curricular do curso e no posicionamento da disciplina da Teoria da Contabilidade durante a formação dos acadêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.