A Qualitative Study on the Discipline Application of Accounting Theory During the Covid-19 Pandemic for Professional Training

Authors

  • Jorge Assef Lutif Junior UFRN https://orcid.org/0000-0002-3058-6116
  • Renato Carvalho da Silva UFRN
  • Atelmo UFRN/PHD EDUCATOR - PHD PROGRAM ACCOUNTING
  • Diogo Henrique UFRN/PHD EDUCATOR - PHD PROGRAM ACCOUNTING

Abstract

Objective: The present work aims to analyze the perception of undergraduate students during remote teaching, caused by the SARS-CoV-2 pandemic, about the importance of the Accounting Theory discipline in the Accounting course for professional and academic training. The research problem was to identify what is the perception of these students regarding their academic training associated with the discipline?

Method: For this purpose, a questionnaire was developed with 14 open questions for online and face-to-face interviews with 13 students from Mossoró-RN and Fortaleza-CE. The ATLAS.Ti software was used to identify verbal, adjectival and adverbial similarities, and in particular their perception of the subject.

Results: The results showed that twelve respondents consider that the discipline is extremely important to anticipate and guide the accounting practice in the future exercise of the profession; finally, the vast majority were emphatic in stating that the Accounting Theory discipline should be applied in the initial semesters, especially between the 3rd and 5th period, so that it enables the understanding of the reality associated with professional training as a whole.

Contributions: In higher education institutions, much is discussed about taxes, bookkeeping and accounting reports, almost always associated with the discourse in the classroom regarding professional practice, but little is discussed about the relationship between Accounting Theory and its connections of importance in professional training because the practical conceptions are closer to the theoretical conceptions because they were taught in the distance learning process

Originality and Relevance: This study promoted a comparison between students from public and private institutions in which the qualitative observation unfolded into several reflections and even suggestions for improvements in the course's curricular structure and in the positioning of the Accounting Theory discipline during the training of academics.

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Author Biographies

Jorge Assef Lutif Junior, UFRN

Professor da Estácio, Unichristus e Cairu. Mestrando em Ciências Contábeis - UFRN (2021-2022). Bacharelando em Direito - Uninassau (2020-2024). Bacharel em Contábeis (Univ. Fortaleza) - Bolsista e Louvor por Média Geral. Mestre Eng. de Produção (UFRN) com Bolsa Capes (2010-2012). Mestre em Adm (UNP) com Bolsa Docente (2018-2020). Pós Graduado em Economia e Desenvol. Territorial (PPGA/UFRN) com bolsa de Pesquisa - CNPQ (2013-2015). Pós Graduado em Adm. Financeira (UECE); Pós Graduado em Auditoria (UFC) com Bolsa de Produção - PROAUDI/CE. Tec. Com. Exterior (CEFET/FECOM). Téc. Informática - Programação Web pelo IFRN (2020-2021). Pesquisador pela Univ. Juan Carlos II / União Europeia na área de Finanças e Desenvolvimento Econômico Local (Madrid-Espanha - 2006). Entre 1995 a 2005 atuação com Gestão de Projetos, Gerente Adm-Financeiro, Coordenador de ONGs, Auditor Interno e Externo em Empresas de Grande Porte no setor Industrial e Comercial. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis - Presencial, Semi-Presencial e a Distância da Universidade Potiguar - UNP (2014-2019). Professor Titular de Graduação, Pos Graduação e Tecnólogos (2007-2019) nos Cursos de Engenharia, Adm, Contábeis, G. Pública e G. Financeira na UFC, UFRN, FAL, FATERN, FCC, ESTÁCIO e UNP em mais de 40 disciplinas distintas.

Renato Carvalho da Silva, UFRN

Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), mestrando do curso de ciências contábeis/PPGCCon/UFRN (2021-2022), especialização em Auditoria Contábil pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2012) e MBA em Contabilidade Digital pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, com ênfase em SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal, Contábil e Contribuição. Possui experiência em contabilidade geral (elaboração das demonstrações contábeis, execução de relatórios financeiros, etc.), controladoria (elaboração de normas para realização de procedimentos internos, acompanhamentos de execução de processos, etc.) e auditoria (desempenhando atividades, tais como: determinação do grau de confiança, das informações e dados contábeis, preparados dentro da empresa; verificação do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos adotado pela empresa, etc). Atualmente trabalha com assessoria contábil para empresa salineira.

Atelmo, UFRN/PHD EDUCATOR - PHD PROGRAM ACCOUNTING

Doutor (2018) em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação (Unb/UFPB/UFRN), mestrado (2003) em Ciência Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação (UnB/UFPB/UFRN/UFPE), especialização em Contabilidade Gerencial (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em Ciências Contábeis (1991). Professor efetivo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, ministrando as disciplinas Teoria da Contabilidade e Contabilidade Internacional. Experiência empresarial como Gerente de Controladoria (2008-2021) em uma Distribuidora de Combustível, experiência com gestor de contabilidade no setor de energia elétrica (1994-2008). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: setor elétrico, setor de combustíveis, Contabilidade Societária e Internacional, evidenciação, regulação e liderança. Membro do grupo de pesquisa em contabilidade e avaliação econômica econômico-financeira de políticas públicas.

Diogo Henrique, UFRN/PHD EDUCATOR - PHD PROGRAM ACCOUNTING

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN. Possui trabalhos publicados nos seguintes temas: Finanças e Contabilidade Comportamental, Finanças e Pesquisa Qualitativa.

Published

2022-12-31

How to Cite

Lutif Junior, J. A., Silva, R. C. da ., Atelmo Ferreira de, & Diogo Henrique Silva de. (2022). A Qualitative Study on the Discipline Application of Accounting Theory During the Covid-19 Pandemic for Professional Training . Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 92–117. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prosp/article/view/63832

Issue

Section

Mudanças tecnológicas e de governança em tempos de crise e retomada