Moedas Digitais como Estratégia para a Inteligência de Mercado: um ensaio teórico
Resumo
Objetivo: O artigo discute um novo meio de transação financeira ainda pouco empregado por grande parte da população, inclusive dos profissionais contábeis, mesmo após 10 anos de sua criação. A pesquisa teve como objetivo discutir sobre a inteligência do uso de criptomoedas nos negócios, na presente “Era das Moedas Digitais”, sob a perspectiva de ser uma vantagem competitiva, aproveitando as oportunidades e suas potencialidades, que tem causado uma revolução no mercado e significativos desafios aos profissionais e sistemas contábeis.
Método: Foi realizado um ensaio teórico considerando publicações científicas e profissionais, em âmbitos nacional e internacional, e apresentando discussão sobre os principais pontos de usabilidade e aplicação das criptomoedas como estratégia de vantagem competitiva.
Principais Resultados: A pesquisa evidencia a evolução crescente da moeda digital – criptomoedas -, que superou paradigmas e tem se consolidado à medida que os órgãos de controle passam a normatizá-la. Sua aplicação também se demonstra crescente como meio de troca e reserva de valor, com relevante impacto no quantitativo de transações e na sua valorização. A partir da argumentação discutida, evidenciou-se que a adoção das criptomoedas nos negócios pode representar uma significativa vantagem competitiva. Num mundo cada vez mais digital e dependente de meios eletrônicos, a moeda digital vai ganhando seu espaço.
Contribuições e Relevância: este ensaio revelou o processo de criação das criptomoedas, seu funcionamento e utilidade, que pode facilitar a aceitabilidade dessa tecnologia pelos usuários. Também demonstra que as criptomoedas apresentam desafios significativos para os iniciantes nesses mecanismos, mas para estes implica em grande potencial estratégico num mercado cada vez mais tecnológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.