Educação Financeira na Formação em Ciências Contábeis
Palavras-chave:
Educação Financeira, Ensino Superior, Ciências ContábeisResumo
Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar a conformidade presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Contábeis de uma universidade pública do estado de Alagoas, relacionado à Educação Financeira (EF).
Método: Trata-se de uma pesquisa básica, classificada como descritiva, com abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos envolveram a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados coletados se deram de forma secundária, mediante análise de conteúdo do PPC e dos Planos de Ensino dos componentes curriculares ofertados.
Resultados: Os resultados evidenciam que o curso analisado apresenta conformidade de seu PPC e Planos de Ensino com as perspectivas da Educação Financeira, devendo envidar esforços para ofertar outros conteúdos programáticos, de modo a assegurar uma formação mais alinhada aos preceitos da EF.
Contribuições: A pesquisa contribui para ampliar as discussões direcionadas à implementação da EF nos currículos dos cursos superiores, sobretudo nos de Ciências Contábeis, vislumbrando-se a formação de profissionais com criticidade financeira e de consumo, bem como éticos e com responsabilidade socioambiental.
Relevância: A pesquisa se torna relevante diante da ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que recomendem a inserção da EF na grade curricular do curso de Ciências Contábeis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.