[ID 58221] GRAU DE CONHECIMENTO DE GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA SOBRE ADMINISTRAÇÃO MEDICAMENTOSA VIA PARENTERAL EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS
KNOWLEDGE DEGREE OF UNDERGRADUATES IN DENTISTRY ABOUT PARENTERAL DRUG ADMINISTRATION IN MEDICAL EMERGENCIES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2021v25n4.58221Palavras-chave:
Emergências Médicas. Via Parenteral. Estudantes de Odontologia.Resumo
Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de odontologia de uma universidade federal sobre a administração medicamentosa via parenteral em situações emergenciais que podem ocorrer em ambulatório odontológico. Metodologia: Esse estudo foi do tipo transversal, observacional, quantitativo, descritivo e analítico para avaliar o conhecimento dos estudantes entre o 6º e 10º períodos, totalizando 132 participantes. O estudo foi realizado de julho de 2019 a julho de 2020, tendo como critérios de inclusão todos os alunos regularmente matriculados entre o 6º e o 10º período do curso, sendo excluídos aqueles que não responderam o instrumento em sua totalidade. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel e em seguida realizou-se estatística descritiva com auxílio do software SPSS versão 24.0. Resultados: Quanto aos conhecimentos teóricos, a maioria dos estudantes demonstrou obter certo domínio, entretanto, as perguntas que abrangeram o nível de segurança dos mesmos ao intervir numa situação médico-emergencial, as respostas foram desapontadoras. A maioria dos participantes respondeu não se sentir seguro em administrar um medicamento por via endovenosa (87,9%), nem se sentiam seguros em realizar cálculo de gotejamento de soro (91,7%). Ao serem questionados sobre acreditar que possuem conhecimento suficiente sobre emergências médicas, a maioria respondeu que não (97,7%). Conclusão: Os graduandos se revelam inaptos em intervir em uma emergência médica em ambulatório odontológico, reforçando ainda mais a necessidade de ampliar a inclusão da disciplina de emergências médicas nas matrizes curriculares e estágios em grandes centros hospitalares.