[ID 32173] AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL POR USUÁRIOS

Authors

  • Mônica Silva de Bessa Egresso do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN
  • João de Deus de Araújo Filho Egresso do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN
  • Dulcian Medeiros de Azevedo Professor do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN
  • Marina de Góes Salvetti Professora da Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP
  • Gilson de Vasconcelos Torres Professor do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n1.32173

Abstract

Objetivo: avaliar os resultados da assistência em saúde de um centro de atenção psicossocial (CAPS). Metodologia: estudo avaliativo, com delineamento não experimental, realizado num CAPS I do oeste potiguar, entre os meses de março e abril de 2014. Foram entrevistados 32 usuários do serviço, com aplicação de instrumento de pesquisa desenvolvido pelos autores, a partir de quatro domínios: autonomia, relacionamento, volição e crises. Dados analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Os usuários predominantes eram homens (56,3%), com idade entre 34 e 43 anos (40%), casados (87,5%), ensino fundamental I incompleto (50%), moradores da zona urbana (65%). O transtorno de humor e/ou afetivo foi o diagnóstico principal, sendo 57,1% entre as mulheres. Recebiam tratamento entre sete e oito anos no CAPS pesquisado (49,3%), compareciam ao serviço duas vezes por semana (46,5%). Referiram internamento hospitalar a menos de um ano (9,4%). Os domínios para avaliação dos resultados da assistência obtiveram melhoras após o tratamento no CAPS, com destaque para “Crises” (78,1%) e “Relacionamento” (71,9%). A avaliação de serviços de saúde mental por usuários é um mecanismo que pode contribuir para sua autonomia, gestão do cuidado e do serviço. Conclusão: Os resultados da assistência em saúde foram positivos em todos os domínios avaliados. O serviço pesquisado possui fragilidades no tocante ao fluxo de atendimento do usuário, participação familiar, condução da agenda terapêutica, implementação de projeto terapêutico singular e ampliação de atividades extramuros. Descritores: Avaliação de Serviços de Saúde. Avaliação de Resultados da Assistência ao Paciente. Serviços de Saúde Mental. Saúde Mental.

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Author Biographies

Mônica Silva de Bessa, Egresso do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN

Curso Graduação Enfermagem, Campus Caicó/UERN

João de Deus de Araújo Filho, Egresso do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN

Curso Graduação Enfermagem, Campus Caicó/UERN

Dulcian Medeiros de Azevedo, Professor do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN

Curso Graduação Enfermagem, Campus Caicó/UERN

Marina de Góes Salvetti, Professora da Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP

Escola de Enfermagem da USP, São Paulo-SP

Gilson de Vasconcelos Torres, Professor do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN

Departamento de Enfermagem, Campus Central, Natal-RN

Published

2019-03-21

How to Cite

Bessa, M. S. de, Araújo Filho, J. de D. de, Azevedo, D. M. de, Salvetti, M. de G., & Torres, G. de V. (2019). [ID 32173] AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL POR USUÁRIOS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n1.32173

Issue

Section

Research