Aspectos Éticos da Percepção de Pacientes em Atendimento Odontológico

Autores

  • CILENE RENNÓ JUNQUEIRA
  • DALTON LUIZ DE PAULA RAMOS

Resumo

RESUMO Para que o ensino da Odontologia se efetive, é necessária a realização de uma fase clínica que ocorre mediante o atendimento de pacientes em clínicas integradas ou setorizadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar qual a percepção de pacientes atendidos em uma Instituição de Ensino Superior de Odontologia sobre o atendimento oferecido, visando ressaltar alguns aspectos éticos envolvidos no atendimento. Dessa forma, foi realizada uma avaliação qualitativa, que permite o estudo de comportamentos, atitudes, crenças e valores, por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas com 42 pacientes atendidos em uma Instituição de Ensino de Odontologia. Foram investigados: informações recebidas, expectativas com o tratamento, seu custo, orientação recebida pelo aluno, relacionamento entre professores, alunos e pacientes, satisfação com o tratamento e queixas e sugestões dos pacientes. Esses itens constituíram-se em categorias de análise. A interpretação dos discursos dos entrevistados permitiu concluir que: a percepção dos pacientes atendidos na IES pode ser mais bem explorada e incluída no modelo de atendimento; é necessário enfatizar, no processo ensino-aprendizagem, o processo de comunicação entre professor, aluno e paciente, a fim de tornar mais ético o atendimento; o modelo de exercício profissional é adquirido durante a graduação, por isso as atitudes éticas devem ser exercitadas durante o atendimento realizado nas IES. DESCRITORES Relacionamento profissional-paciente. Ética. Satisfação do paciente. Humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-07-13

Como Citar

JUNQUEIRA, C. R., & RAMOS, D. L. D. P. (2009). Aspectos Éticos da Percepção de Pacientes em Atendimento Odontológico. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 11(1), 95–102. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/3265

Edição

Seção

New Section Title Here