Avaliação Psicomotora entre Escolares da Cidade de João Pessoa - Paraíba - Brasil
Resumo
RESUMO Objetivo: Avaliar o desempenho psicomotor de crianças em idade escolar de escolas públicas e privadas, verificando presença de déficit de acordo com sexo, idade, rede de ensino e variáveis psicomotoras. Material e Métodos: A amostra foi constituída de 400 crianças de 6 a 10 anos, de ambos os sexos, de 3 escolas públicas e 6 privadas de João Pessoa-PB, Brasil, sendo 200 de cada rede de ensino, avaliadas através do Exame Psicomotor de Picq e Vayer adaptado por Linares. A análise estatística foi realizada no software Statistical Package for the Social Science, utilizado-se o teste de Qui-quadrado e o “r” de Pearson. Resultados: Da amostra total de crianças, 75,0% apresentaram déficit psicomotor em pelo menos uma variável, notando-se maior número de crianças com desempenho insatisfatório nas escolas públicas (p<0,01). Conclusão: Os resultados indicam que as crianças avaliadas, especialmente da rede pública de ensino, precisam de estimulação psicomotora direcionada, e sugerem a necessidade de intervenção precoce a fim de se evitar atrasos e distorções do desenvolvimento. DESCRITORES Desempenho psicomotor. Desenvolvimento infantil. Escolas.Downloads
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Publicado
2009-06-25
Como Citar
LUCENA, N. M. G. D., SOARES, D. D. A., SOARES, L. M. D. M. M., RAVAGNI, E., & ARAGÃO, P. O. R. D. (2009). Avaliação Psicomotora entre Escolares da Cidade de João Pessoa - Paraíba - Brasil. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 11(3), 253–264. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/3388
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