APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: A REALIDADE DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO PIAUÍ

Autores

  • Ahécio Kleber Araújo Brito Universidade Federal do Piaui
  • Simone Rodrigues Rocha Universidade Federal do Piauí
  • Dionis de Castro Dutra Macahdo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n4.62128

Palavras-chave:

Aptidão física. Educação em Saúde. Comportamento do adolescente.

Resumo

Objetivo: o estudo objetivou avaliar a aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de adolescentes do ensino médio de uma escola públicas do Piauí. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo exploratória em uma amostra por conveniência composta por 63 estudantes com idadeentre 16 e 17 anos,dos quais 34 eram do sexo feminino e 28 do sexo masculino. Forammensuradasas variáveis Índice de Massa Corporal (IMC), Razão Cintura Estatura (RCE), aptidão cardiorrespiratória (teste corrida/caminhada dos 6 minutos), flexibilidade (teste sentar-e-alcançar), resistência muscular localizada (teste abdominal). Os procedimentos dos testes e a classificação foram realizados utilizando o manual do PROESP-BR¹. Resultados: Verificou-se que a maior parte da amostra se classificou na zona saudável (ZS) no IMC (96,42% meninos e 82,35 meninas), razão cintura/estatura (92,85% meninos e 94,11% meninas) e flexibilidade (89,28% meninos e 94,17 meninas). A zona de risco para saúde (ZRS) obteve a maioria da amostra na RML (64,28% meninos e 79,41% meninas) e na resistência cardiorrespiratória (53,57% meninos e 94,11% meninas). Conclusão: os escolares avaliados apresentaram resultados insatisfatórios na resistência cardiorrespiratória e resistência muscular localizada. Neste sentido, recomenda-se a inserção de intervenções no ambiente escolar com vista a reforçar a aptidão física relacionada à saúdedos escolares.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Araújo Brito, A. K., Rodrigues Rocha, S. ., & de Castro Dutra Macahdo, D. (2022). APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: A REALIDADE DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO PIAUÍ. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 26(4). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n4.62128

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa