Uso de Promotores de Crescimento para Cabritos Leiteiros, Fase de Aleitamento
Resumo
A fase de aleitamento de cabritos leiteiros está inserida no período de seu maior potencial de crescimento. Nesta fase, os animais são susceptíveis às enterites (diarréias) de origem alimentar e/ou infecciosa, consideradas como a principais causas de baixo desempenho de cabritos. Assim, este experimento foi conduzido para avaliar o
efeito de promotores de crescimento sobre o desempenho de cabritos leiteiros, na fase de aleitamento. Foram utilizados 30 crias, fêmeas, sendo 15 da raça Saanen e 15 da raça Anglo-nubiana. Os animais foram aleitados com leite de vaca durante todo o período experimental e receberam capim elefante (Pennisetum purpureum) e concentrado ad libitum a partir de 15 dias de idade. Os tratamentos foram: T1 - leite de vaca, Tz - leite de vaca + salinomicina e T3 - leite de vaca + probiótico. Os resultados mostraram que não houve diferença (P>0,05) entre tratamentos. Os valores encontrados para ganho de peso (g/animal/dia) e para peso ao desaleitamento (kg) foram: 126,5, 126,8, 122,4 e 10,2, 10,4 e 10,0, respectivamente. Nao foi observado ocorrência de enterite nos animais. Entre raça, também, nao foi detectada diferença (P>0,05) significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).