Avaliação "In Vitro" e "In Vivo" do Sêmen de Tambaqui (Colossoma macropomum) Conservado a Temperatura Ambiente e Criopreservado em Água de Coco
Resumo
Foram utilizados 84 exemplares de Tambaqui ("Colossoma macropomum" CUVIER), cultivados em três estações de piscicultura localizadas na região litorânea de Fortaleza, no estado do Ceará. De cada exemplar, foi retirada uma alíquota de sêmen, para determinação da motilidade massal, motilidade progressiva, motilidade individual e porcentagem de espermatozóides móveis, em soluções de água natural (controle), e água de coco "in natura" (100, 125, 150, 300 mOsm), para definição da osmolaridade ideal para indução da motilidade em água de coco "in natura". A partir da definição da osmolaridade ideal, na qual
o sêmen se torna ativo, partiu-se para a tentativa de criopreservação, utilizando-se solução de água de coco "in natura" a 300 mOsm (onde os espermatozóides estão imóveis) + glicerol a 5%. Os resultados indicam que a solução diluidora a base de água de coco, com pressão osmótica controlada entre 125 e 150 mOsm, aumenta a eficiência do sêmen de Tambaqui em relação ao tempo de sobrevivência e maiores valores de motilidade quando comparados a água "in natura".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).