Características Produtivas e Parâmetros Genéticos em Caprinos da Raça Moxotó do Nordeste do Brasil
Resumo
Foram efetuadas análises com dados de caprinos da raça Moxotó, do Programa de Preservação da Raça, executado pela Embrapa Caprinos, no período de 1993 a 1998 com o objetivo de avaliar taxas de cobertura (C), de ferti1idade ao parto (F), período de gestação (PG), prolificidade (P), peso total das crias ao nascer (PTN) e peso da mãe ao parto (PMP), peso das crias ao nascer (PN), aos 28 (P28), aos 56 (P56), aos 84 dias de idade (P84), mortalidade (M), ganhos medios dimos de peso do nascimento aos 28 (GN-28), do nascimento aos 56 (GN-56) e do nascimento aos 84 dias de idade (GN-84). As características C, F, PG, P e PTN foram influenciadas pelo ano de nascimento. O ano e o tipo de nascimento influenciaram todos os pesos, os ganhos médios diários de peso e a mortalidade. O sexo da cria influenciou todos os pesos e o GN-28 estudados. O peso da mãe ao parto, como covariável, exerceu influência sobre todos os pesos, GN-28 e GN-84 estudados. As estimativas de herdabilidade para pesos ao nascer, aos 28 e aos 56 dias de idade foram 0,40±0,02; 0,42±0,04 e 0,48±0,05, respectivamente. As características reprodutivas das cabras Moxotó foram semelhantes às dos tipos nativos do Nordeste do Brasil e as crias apresentaram crescimento lento. As herdabilidades encontradas indicam que o fenótipo do animal poderá ser um bom indicador de seu genótipo , mostrando que a seleção massal seria mais indicada no peso aos 56 dias de idade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).