Crescimento e Mortalidade em um Rebanho de Conservação de Caprinos Marota no Brasil
Resumo
O caprino Marota consiste em um importante recurso genético adaptado ao Semiárido brasileiro e encontra-se em risco de extinção. A Embrapa Meio-Norte mantém um núcleo de conservação destes caprinos no município de Castelo do Piauí, região de transição caatinga-cerrado. O manejo deste rebanho é semi-extensivo para sobrepujar as características de rusticidade do ecotipo Marota. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de monitorar o desempenho fenotípico do núcleo com relação ao peso ao nascimento, prolificidade e mortalidade nos anos de 2004 a 2008, e relacioná-los a outros dados observados no Semiárido e obtidos na literatura especializada. As médias obtidas corrigidas foram 1,89±0,09 e 22,8±5,9 kg, respectivamente para peso ao nascer e peso ao parto. Os resultados obtidos demonstram peso ao nascer abaixo das raças exóticas no Semiárido e de ecotipos brasileiros em menor risco de extinção (p.ex. Moxotó). As taxas de mortalidade e a prolificidade obtidas são vantajosas em relação às apresentadas por raças exóticas presentes no Semiárido, mas não superiores aos demais tipos naturalizados. Estudos econômicos devem estabelecer se a relação entre tais caracteristicas implicam em eficiência para o sistema produtivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-19
Como Citar
Araújo, A. M. de, Beffa, L. M., Almeida, M. J. O., Abreu, U. P., Cavalcante, D. H., Leal, T. M., & Paiva, S. R. (2011). Crescimento e Mortalidade em um Rebanho de Conservação de Caprinos Marota no Brasil. Revista Científica De Produção Animal, 11(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42746
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).