Efeito da Idade de Corte sobre o Rendimento Forrageiro do Capim-Tanzânia Irrigado nos Tabuleiros Litorâneos do Piauí
Resumo
Buscando avaliar o efeito da idade de corte, sobre o rendimento forrageiro do capim-tanzânia (Panicum maximum Jacq cv. Tanzânia-1) sob irrigação, foi conduzido um experimento na Embrapa Meio-Norte, em Parnaíba, Piauí. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três tratamentos (idades de corte) e três repetições. A gramínea foi semeada em parcelas de 7,2 m2, em área irrigada por gotejamento, com lâmina de água equivalente a 0,5 ECA (evaporação do tanque classe "A") com turno de rega de dois dias. Os cortes foram realizados após 28, 56 e 84 dias do corte de uniformização. A análise de variância não detectou diferenças significativas (P>0,05) entre a altura das plantas aos 56 e 84 dias, sendo essas significativamente superiores (P<0,05) às registradas aos 28 dias. Houve efeito significativo (P<0,05) da idade de corte sobre os teores de matéria seca, sendo os maiores valores obtidos com o corte aos 84 dias, seguido dos cortes aos 56 dias e 28 dias. A produtividade média de matéria seca dos cortes realizados aos 84 dias não diferiu (P>0,05) da registrada aos 56 dias, que por sua vez não diferiu (P>0,05) da produtividade aos 28 dias. Não houve diferenças significativas (P>0,05) entre a relação folha/colmo aos 28 e 56 dias, as quais foram significativamente superiores (P<0,05) às registradas aos 84 dias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
Rodrigues, B. H. N., Magalhães, J. A., Cavalcante, R. F., & Barros, W. S. de. (2009). Efeito da Idade de Corte sobre o Rendimento Forrageiro do Capim-Tanzânia Irrigado nos Tabuleiros Litorâneos do Piauí. Revista Científica De Produção Animal, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42699
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).