Características Morfológicas da Canarana-Ereta-Lisa (Echinochloa pyramidalis Lam.) em Diferentes Idades de Rebrotação
Resumo
Este experimento foi realizado objetivando-se avaliar as características morfogênicas e estruturais da Canarana-Ereta-Lisa (Echinochloa pyramidalis Lam.) em diferentes idades de rebrotação (10; 17; 24; 31; 38 e 45 dias). As avaliações morfogênicas englobaram as taxas de aparecimento, alongamento e senescência foliar, além do filocrono. As características estruturais avaliadas foram número de folhas vivas expandidas e número de perfi lhos aéreos. Adotou-se o delineamento de blocos casualizados, com três repetições. Não foram realizadas adubações nem correção do solo. Observou-se resposta linear e positiva entre acúmulo de graus-dia (GD) e o índice de Haun, estimando-se filocrono de 115 graus-dia para os perfilhos basilares. A taxa de aparecimento foliar diminuiu com a idade de rebrotação segundo a equação Ŷ=0,3235-0,001758**ID (R2=0,82). O número de folhas vivas expandidas tendeu a se estabilizar em 5,5 folhas ao 25º dia de rebrotação, quando a taxa de senescência foliar aumentou acentuadamente. Recomenda-se respeitar um período de descanso de aproximadamente 25 dias para a Canarana-Ereta-Lisa, visandose maximizar a efi ciência do uso da forragem e prevenir maiores perdas por senescência e morte de folhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).