Distribuição Univariada e Bivariada das Características de Crescimento de Bubalinos de Corte no Brasil
Resumo
Este estudo foi realizado com o objetivo de se estimar as distribuições dos pesos, ao nascimento (PN) e ajustados aos 205 (P205), 365 (P365) e 550 (P550) dias de idade em bubalinos e estimar as correlações genéticas, fenotípicas e ambientais das características. Foram utilizados 5.169; 3.792; 3.883 e 1.524 dados de bubalinos de corte, para os pesos, ao nascimento, e ajustados aos 205; 365 e 550 dias de idade, respectivamente. As análises bi-características foram realizadas por meio do software MTDFREML. A distribuição do peso ao nascimento apresentou evidente discrepância em relação à distribuição normal. Entretanto, os pesos ajustados aos 205; 365 e 550 dias de idade apresentaram distribuições normais. O peso ao nascimento apresentou fracas associações genéticas, ambientais e fenotípicas com as outras pesagens. Os pesos tomados aos 205; 365 e 550 dias de idade constituem em características com altas correlações genéticas entre si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).