Características Termorreguladoras de Caprinos, Ovinos e Bovinos em Diferentes Épocas do Ano em Região Semi-Árida
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de se avaliar o comportamento de características termorreguladoras de caprinos, ovinos e bovinos durante os períodos seco e chuvoso e correlacionar com variáveis meteorológicas registradas ao longo do ano em ambiente
semi-árido. Foram utilizadas dez cabras e dez ovelhas “sem padrão racial definido” (SPRD), além de dez vacas mestiças de Holandês. A temperatura retal (TR), frequência respiratória (FR) e a taxa de sudação (TS) dos animais foram medidas a cada 15 dias, à 9 h e à 15 h, durante os meses de abril a junho e outubro a dezembro. Nos mesmos horários o ambiente foi monitorado quanto à temperatura e umidade do ar, carga térmica radiante (CTR) e Índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU). Os resultados mostraram médias de variáveis ambientais superiores ao considerado adequado para as três espécies. Os valores críticos foram concentrados na época chuvosa, que ocorreu do mês de janeiro a junho e no horário das 15:00, quando foram verificadas maiores TR e FR e menores TS. A espécie caprina foi a que apresentou menor elevação da temperatura retal e necessitou acionar em menor escala os mecanismos de termólise respiratória e cutânea. A TR, FR e TS foram correlacionadas de maneira positiva e significativa com taxa de sudação e com todas as variáveis meteorológicas. No período chuvoso à tarde houve maior aquecimento corporal e redução da termólise evaporativa cutânea, nas três espécies, além das variáveis climáticas atingiram valores mais elevados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).