Medidas corporais e da carcaça de ovinos suplementados com diferentes níveis de sal forrageiro de faveleira
Resumo
A suplementação é uma importante forma de complementar a alimentação dos animais de produção. Objetivou-se neste trabalho avaliar a inclusão de diferentes níveis de sal forrageiro nas medidas de biometria e morfometria da carcaça de ovinos mestiços Santa Inês x Dorper. Foram utilizados 30 ovinos machos, mestiços, com aproximadamente 150 dias de idade, os quais foram confinados em baias individuais. Foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e seis repetições. Foram alimentados com feno de capim tifton-85 (FCT-85), água e sal forrageiro de favela (Cnidoscolus quercifolius) ad libitum. Após a pesagem final e imediatamente antes do abate dos animais, procedeu-se, com auxílio de uma régua antropométrica e uma fita métrica, as avaliações biométricas dos animais e após o abate, foram mensuradas as medidas externas e internas da carcaça. Não houve diferença estatística (P<0,05) entre os níveis de sal forrageiro nas características de biometria e as medidas morfométricas não foram afetadas estatisticamente com a inclusão do sal forrageiro de favela. Concluiu-se que a inclusão de até 99% do feno de faveleira não alterou as características de biometria e morfometria das carcaça de ovinos mestiços Santa Inês.
DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v17n1p1-6
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).