Análise dos Sistemas de Produção de Bovinos Leiteiros do Cariri Oriental da Paraíba
Resumo
Objetivou-se com esse estudo caracterizar o sistema de produção de leite do Cariri da Paraíba, com ênfase no manejo alimentar e identificar os diferentes grupos de produtores em função de suas características produtivas. As variáveis foram analisadas de forma multivariada, utilizando-se a técnica de componentes principais e de agrupamento por Cluster. Foi selecionada uma amostra de 100 unidades de produção de leite, sendo 70 no município de Caturité e 30 no município de Boqueirão, para aplicação de um questionário que foi composto por 19 variáveis quantitativas. Os seis primeiros componentes principais explicaram 64,55% da variação total, cujo comportamento indica que a variância se encontra diluída nos seis primeiros componentes e que nenhum deles, sozinho, foi capaz de resumir um volume de informação satisfatório. Dos 19 componentes principais, 8 (42,10%) apresentaram variância inferior a 0,7. Assim, as oito variáveis que apresentaram maiores coeficientes, em valor absoluto, a partir do último componente principal, são passíveis de descarte. Verificou-se a formação de quatro grupos quanto às variáveis estudadas. Os grupos I, II, III e IV foram compostos por 5, 11, 70 e 14 unidades de produção, respectivamente, sendo que o grupo III, que representa 70% destas, apresenta o nível tecnológico mais baixo, indicando que os problemas tecnológicos da produção de leite na região estudada podem ser considerados abrangentes em termos de número de produtores e comuns, dada a semelhança das técnicas utilizadas.
DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v17n1p7-17
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).