Avaliação produtiva e reprodutiva de caprinos leiteiros no Semiárido paraibano
Resumo
A principal razão para tamanha exploração da caprinocultura no semiárido se explica pela alta capacidade de adaptação desses pequenos ruminantes as condições climáticas semiáridas, e diversos tipos de manejo por parte dos criadores. Por essa razão, objetivou-se com a realização desta pesquisa avaliar os desempenhos produtivos e reprodutivos de genótipos caprinos leiteiros no semiárido. O experimento foi realizado na Estação Experimental Pendência, pertencente a EMEPA-PB, localizada no município de Soledade-PB. Foram analisados dados produtivos de 56 cabras da raça Anglo Nubiana e de mestiças Alpinas, em três estações de lactação. Para os índices reprodutivos foram analisados dados de 138 cabras das raças Anglo Nubiana e mestiças Alpinas, em seis estações de cobrição. Nas análises foram consideradas, como fontes de variação, o genótipo e época de parição (estação de parição). As fontes de variação, quando significativas, foram submetidas ao teste de média, através do Tukey. Para todas as análises estatísticas admitiu-se o nível de significância de 5% de probabilidade. O genótipo e a estação de parição influenciaram (P<0,05) na produção de leite, já para duração de lactação não se observou esse comportamento. A ordem de parto e as estações de parição não tiveram efeito (P>0,05) sobre a produção de leite e a duração de lactação. A correlação entre a produção total e parcial foi positiva e significativa (P<0,05). As estações de parição e os genótipos afetaram a eficiência reprodutiva. Tanto o desempenho produtivo quanto o reprodutivo foram considerados satisfatórios para um sistema de produção de leite caprino para o semiárido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-10-24
Como Citar
Carneiro, W. P., Ramos, J. P. F., Pimenta Filho, E. C., Carvalho, J. E. C. de, & Moura, J. F. P. de. (2017). Avaliação produtiva e reprodutiva de caprinos leiteiros no Semiárido paraibano. Revista Científica De Produção Animal, 18(1), 18–25. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42779
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).