Características qualitativas e grau de contusões na carcaça de novilhos submetidos à castração cirúrgica ou imunológica
Resumo
O objetivo foi avaliar os parâmetros qualitativos e o grau de contusões da carcaça e carne de novilhos de corte, castrados cirurgicamente em duas idades ou imunocastrados com dois protocolos. Foram utilizados 48 bezerros Aberdeen Angus, monitorados a partir do nascimento e desmamados com seis meses de idade e peso médio 160±16,54 kg. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 12 repetições por tratamento. Os tratamentos consistiram em: bezerros castrados cirurgicamente ao nascer; bezerros castrados cirurgicamente a desmama; bezerros imunocastrados com três doses da vacina Bopriva® e imunocastrados com quatro doses da vacina Bopriva®. Foram aferidos pH e temperatura do músculo Longissimus dorsi nas 0 e 24 horas pós-abate e características qualitativas da carcaça e da carne. As contusões de carcaça foram avaliadas quanto ao grau de extensão (graus I, II e III), tempo de aparecimento (recente ou antiga) e local de ocorrência (dianteiro, costilhar ou traseiro). Os valores de pH e temperatura no músculo Longissimus dorsi logo após o abate e 24 h post mortem não foram influenciados, pelas estratégias de castração (P>0,05), assim como os parâmetros qualitativos da carcaça (maturidade e conformação) e da carne (marmoreio, textura e coloração). As estratégias de castração não influenciaram a ocorrência de lesões, que quando presentes foram na maioria recentes (92,75%) e de grau I (78,23%), que afeta apenas o tecido subcutâneo. A castração imunológica mostrou-se viável em substituição a castração cirúrgica, não modificando os padrões qualitativos da carne e a intensidade de lesões na carcaça, além de promover o bem-estar animal por evitar a intervenção cirúrgica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-14
Como Citar
Machado, D. S., Alves Filho, D. C., Argenta, F. M., Brondani, I. L., Silva, M. B. da, & Domingues, C. C. (2018). Características qualitativas e grau de contusões na carcaça de novilhos submetidos à castração cirúrgica ou imunológica. Revista Científica De Produção Animal, 19(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42824
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).