IMAGEM VIRTUAL: USO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria do Rosário Gomes Germano Maciel Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

O uso da imagem, como mediadora de comunicação e sociabilidade humana, não é um fenômeno recente, pois, desde os primórdios, que os homens utilizavam desenhos e pinturas para deixar marcas que os ajudavam a representar sua história. Na contemporaneidade, com o desenvolvimento da microeletrônica, do computador e da cultura midiática, a imagem ganhou relevo e centralidade.  Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o ser da imagem virtual e seu uso pedagógico.  Para tal, fazemos uma incursão por algumas premissas que dão sustentação à pedagogia crítica da visualidade. Posteriormente, visitamos os paradigmas da imagem e seus meios de produção, com o propósito de apreender o ser da imagem virtual. Por fim, investigamos os nexos entre a imagem virtual e os processos educativos.  Para isso, acostamo-nos às ideias de Carlos (2008; 2011; 2012), Costa (2005), Santaella, Nöth (1998), Levy (1993; 1996), Virilio (1994), entre outros. Concluímos que a imagem ocupa lugar de destaque nas diversas formas de comunicação utilizadas pelos sujeitos e que, especificamente, a imagem virtual é um meio de acesso, produção e transmissão de conhecimentos.

Palavra-chaves: Imagem. Imagem virtual. Uso pedagógico.

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Biografia do Autor

Maria do Rosário Gomes Germano Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Área de atuação: Educação, Tecnologia, Formação e Imagem.

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Publicado

18-11-2016

Como Citar

Maciel, M. do R. G. G. (2016). IMAGEM VIRTUAL: USO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(1), 72–91. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/30271