AS CHARGES DE RÉGIS SOARES EM ANÁLISE: UMA ESCAVAÇÃO PARA UMA LEITURA CRÍTICA
Resumo
A crítica, a ironia e o humor são algumas das estratégias presentes na charge para estabelecer uma relação com a realidade e fomentar visões de mundo construídas coletivamente por sujeitos pertencentes a determinados grupos. Por isso, não por acaso, vemos tal artefato, veiculado ora em impressos, ora em posts de websites, carregado de símbolos que expressam uma série de ideias acerca dos acontecimentos da realidade política e social. Assim, não é objetivamente o mundo que vemos, mas uma “visão de mundo” sendo proferida. Entre as funções da charge, aponta-se o propósito político-ideológico. Não raras vezes, a charge é confundida com outros desenhos humorísticos, como o cartoon, a caricatura e a tirinha. Tais gêneros apresentam particularidades que não nos permitem entendê-los como similares em sua totalidade, pois suas estratégias e regras de construção ocorrem de modo diferenciado. Diante disso, buscamos analisar as charges de Régis Soares que abordem a educação e descrevê-las em sua constituição. Para tanto, utilizaremos como metodologia a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2012). Em suma, a leitura crítica das charges de Régis Soares contribui para potencializar as aptidões dos sujeitos com uma visão de mundo que enxergue esse cenário como espaço de reivindicação de melhorias para o lugar de sujeito do professor e de uma qualidade na educação para os sujeitos que têm acesso a ela.
Palavras-chave: Imagem visual. Discurso. Charge.
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