ESTÁGIO DOCÊNCIA E LEITURA DE IMAGENS NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFPB
Resumo
Este artigo objetiva analisar a contribuição do estágio de docência na disciplina “Leitura de Imagens” para a formação dos estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. A pesquisa tem caráter qualitativo (MINAYO, 2010), com estudo de caso (YIN, 2010), e foi desenvolvida no período de março a junho de 2016, com o uso de técnicas de observação participante e aplicação de questionários aos discentes. Considerando a importância da formação técnica e dos conhecimentos sobre leituras de imagens para o artista/educador/pesquisador, compreendemos a disciplina como eixo estruturante para a formação do estudante que vai lidar, no cotidiano, com a produção artística e a teoria da arte e/ou atuar como educador em artes visuais. A disciplina ‘Leitura de Imagens’ tem carga horária de 45h, com três créditos, e apresenta uma introdução à semiótica visual (PIETROFORTE, 2004), à Teoria da Gestalt (GOMES FILHO, 2008), à iconografia e à iconologia (PANOFSKY, 1995). Os resultados apontaram que é necessário aprofundar os estudos teóricos e práticos sobre leituras de imagens no Curso de Artes Visuais. Noventa por cento dos arguidos afirmaram que gostariam de continuar estudando técnicas de pesquisa sobre o assunto e identificaram a aplicabilidade dos conteúdos em diferentes áreas.
Palavras-chave: Artes Visuais. Estágio Docência. Leitura de imagens.
Downloads
Referências
BOCK, Ana Maria. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2004
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. São Paulo: Escrituras, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica Visual. São Paulo: Contexto, 2004.
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Docência em Formação).
PIMENTA, S.G; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento de métodos. 4ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.