FILME COMO MATERIAL DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA INTERVENCIONISTA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA

Autores

  • Edson da Silva Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marcelo Oliveira de Faria Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Este artigo resultou de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvido ao longo de quatro Estágios Supervisionados em Geografia, da Universidade Estadual de Feira de Santana, em um colégio público dessa cidade. Propõe uma discussão acerca de como a utilização de materiais didáticos – em especial, a produção cinematográfica – pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. Para tal, elenca e analisa limites e possibilidades, assim como dilemas e cuidados ao utilizá-lo em sala de aula. A metodologia empregada engaja-se nos contornos da pesquisa social de cunho qualitativo, tendo como método de abordagem a pesquisa-intervenção. A produção dos dados ocorreu no período de 24 a 30 de novembro de 2014. Os sujeitos da pesquisa foram uma docente da área de Geografia e 15 alunos da turma do 1º ano do ensino médio. A análise dos dados indica que é possível estudar através dos filmes e que eles despertam o interesse dos alunos para o ensino e a aprendizagem de conteúdos geográficos.

Palavras-chave: Mediação pedagógica. Ensino-aprendizagem. Novas tecnologias.

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Biografia do Autor

Edson da Silva Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Atualmente cursa Bacharel em Geografia pela mesma universidade. Bolsista de Iniciação Científica, pela da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, junto ao Departamento de Educação da UEFS. Atua na produção de material didático pedagógico e no estudo do Lugar.

Marcelo Oliveira de Faria, Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; Bacharel e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

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Publicado

18-11-2016

Como Citar

Santos, E. da S., & de Faria, M. O. (2016). FILME COMO MATERIAL DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA INTERVENCIONISTA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(1), 123–141. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/30397

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência