A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO NA PRODUÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICAS, PRÁTICAS E DISCURSOS NO CENÁRIO BRASILEIRO (GEPEJA)

Autores

  • Marcos Angelus Miranda de Alcantara Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Resumo

Este escrito sistematiza a presença dos estudos arqueológicos de Foucault (2008) na produção do GEPEJA. Analisam-se, aqui, cinco dissertações e duas teses inspiradas na Análise Arqueológica do Discurso: Carlos (2005) investiga a formação discursiva da Educação de Adultos no Brasil (1889/1940); Petuco (2011) tem como objeto o discurso sobre o uso do crack em uma campanha de prevenção às drogas; Santana (2013) analisa regularidades e dispersões no discurso da aprendizagem significativa; Alcantara (2013) estuda o enunciado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia; Lima (2014) investiga o discurso visual em livro didático da EJA; Coutinho (2014) delimita como objeto o discurso sobre o uso pedagógico da charge na EJA; e Faheina (2016) defende a tese de que existe um discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil. Essa incursão sugere que a AAD não só proporciona uma reorganização metodológica, como também a emergência de objetos que aprofundam os debates no campo da Educação Popular.

Palavras-chave: Análise Arqueológica do Discurso. GEPEJA. Educação Popular.

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Biografia do Autor

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, desde 2013. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela mesma instituição, com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde 2011. Tem experiência na área de alfabetização de jovens e adultos e pesquisa sobre a formação do pedagogo no campo da EJA, em uma perspectiva da Análise do Discurso. Compõe a equipe de Assessoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba, desde 2013. Atualmente cursa o Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa Educação Popular.

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Publicado

29-07-2018

Como Citar

Alcantara, M. A. M. de. (2018). A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO NA PRODUÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICAS, PRÁTICAS E DISCURSOS NO CENÁRIO BRASILEIRO (GEPEJA). Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(2), 60–81. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/32121

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência