A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO NA PRODUÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICAS, PRÁTICAS E DISCURSOS NO CENÁRIO BRASILEIRO (GEPEJA)
Resumo
Este escrito sistematiza a presença dos estudos arqueológicos de Foucault (2008) na produção do GEPEJA. Analisam-se, aqui, cinco dissertações e duas teses inspiradas na Análise Arqueológica do Discurso: Carlos (2005) investiga a formação discursiva da Educação de Adultos no Brasil (1889/1940); Petuco (2011) tem como objeto o discurso sobre o uso do crack em uma campanha de prevenção às drogas; Santana (2013) analisa regularidades e dispersões no discurso da aprendizagem significativa; Alcantara (2013) estuda o enunciado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia; Lima (2014) investiga o discurso visual em livro didático da EJA; Coutinho (2014) delimita como objeto o discurso sobre o uso pedagógico da charge na EJA; e Faheina (2016) defende a tese de que existe um discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil. Essa incursão sugere que a AAD não só proporciona uma reorganização metodológica, como também a emergência de objetos que aprofundam os debates no campo da Educação Popular.
Palavras-chave: Análise Arqueológica do Discurso. GEPEJA. Educação Popular.
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Referências
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