APONTAMENTOS DE PEQUISA SOBRE O USO PEDAGÓGICO DO DESENHO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Resumo

Neste texto, objetivamos registrar alguns apontamentos de pesquisa. Nossa hipótese de trabalho articula a questão do discurso e da visualidade no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA). O objeto de estudo é o discurso sobre o uso pedagógico do desenho na alfabetização de jovens e adultos (AJA). Para investigá-lo, adotamos a análise arqueológica do discurso (AAD) como percurso metodológico. A análise parte de três documentos-fonte: o Parecer CNE/CEB/11/2000 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA); o Parecer CNE/CEB/23/2008, que institui as Diretrizes Operacionais para a EJA; e o Guia Nacional de Livro Didático para a EJA. Ao fim e ao cabo, a incursão pretende analisar, descrever e explicitar as condições de existência do objeto-discurso em questão.

Palavras-chave: Discurso. Uso pedagógico do desenho. Alfabetização de jovens e adultos.

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Biografia do Autor

Raquel Rocha Villar de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga e mestranda pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Pedagogo e Dr. em Educação, Lotado no Departamento de Fundamentação da Educação, Prof. da Pós-Graduação em Educação do PPGE e do Curso de Pedagogia do CE/UFPB.

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Publicado

29-07-2018

Como Citar

de Alcantara, R. R. V., & Carlos, E. J. (2018). APONTAMENTOS DE PEQUISA SOBRE O USO PEDAGÓGICO DO DESENHO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(2), 82–96. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/32122

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência