O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NA TESSITURA DO DISCURSO DA BASE CURRICULAR COMUM DE PERNAMBUCO

Autores

  • Maria do Carmo de Moura Silva Soares Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Ângela Maria Dias Fernandes Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Este artigo é parte do resultado da dissertação de Mestrado cujo objeto empírico foi o documento da Base Curricular Comum de Pernambuco (BCC-PE), elaborado com o propósito de unificar o currículo das escolas públicas municipais e estaduais desse estado como matriz comum de referência para elas. A pesquisa fundamentou-se na concepção de currículo como política cultural, que envolve disputas por significações culturais e discursivas que requerem a participação dos diversos sujeitos e campos sociais. Como metodologia, foi utilizada a análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, por considerá-la como possibilidade na luta por um espaço de questionamento sobre as relações de poder e os regimes de verdade que produzem realidades e subjetividades. Nos limites deste texto, o objetivo consiste em discutir sobre o conceito de competências mapeado no documento da Base Curricular Comum de Pernambuco (2008), tendo em vista sua relevância na constituição dos discursos hegemônicos desse documento.

Palavras-chave: Currículo. Discurso. Competências.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo de Moura Silva Soares, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO - UFPB (2014); MESTRADO em EDUCAÇÃO - UFPB (2010); GRADUAÇÃO EM LETRAS - Habilitação Português / Inglês - Universidade de Pernambuco - UPE (1995); GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - UFPB (2013); ESPECIALIZAÇÃO EM PROGRAMAÇÃO DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA - FAINTVISA - PE (2000) e ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - UFPE (2013). Professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica, atua ainda como tutora do curso de Graduação em Pedagogia UFPB/EAD. Foi tutora do curso de aperfeiçoamento/extensão "Gênero e Diversidade na Escola" (UFPE) e na graduação foi tutora do curso de Bacharelado em Administração Pública - UFRPE. Participa do NUPEC - Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre a Criança vinculado ao CNPq. No momento desenvolve pesquisas nas áreas de infância, currículo, gestão, políticas educacionais e formação de professores.

Ângela Maria Dias Fernandes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de Santa Catarina. Professora Aposentada da Universidade Federal da Paraíba, credenciada no quadro efetivo do PPGE/UFPB.

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Publicado

29-07-2018

Como Citar

Soares, M. do C. de M. S., & Fernandes, Ângela M. D. (2018). O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NA TESSITURA DO DISCURSO DA BASE CURRICULAR COMUM DE PERNAMBUCO. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(2), 5–24. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/33909