MEDIAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).

Autores

  • Laudiceia de Barros Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de analisar a mediação de leitura do educador que atua na EJA, com foco nas estratégias e nos recursos utilizados para promover a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade de ensino. Para tal, foi realizado um estudo com uma turma da EJA, módulo 3, em uma escola municipal localizada na região metropolitana de Recife. A pesquisa foi de caráter qualitativo e se desenvolveu por meio de observações e de entrevista semiestruturada. A análise dos dados baseou-se na perspectiva temática de Bardin. Para nortear a organização dos resultados, foram elaboradas duas temáticas: (i) O uso de diferentes recursos na aprendizagem da leitura; (ii) Estratégias e concepção docente para o ensino da leitura. Os resultados indicaram que os alunos são inseridos em várias práticas de leitura em sala de aula, todavia, embora a professora utilize diferentes recursos, suas estratégias estão voltadas para um ensino da leitura fundamentado na perspectiva da decodificação.

 

Palavras-chave: Ensino. Educação de Jovens e Adultos. Leitura; Mediação docente.

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Biografia do Autor

Laudiceia de Barros Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Educação - Educação de Jovens e Adultos

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais

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Publicado

10-11-2018

Como Citar

Gomes, L. de B., & Ataíde Ferreira, S. P. (2018). MEDIAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(1), 39–66. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/35445