MEDIAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o de analisar a mediação de leitura do educador que atua na EJA, com foco nas estratégias e nos recursos utilizados para promover a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade de ensino. Para tal, foi realizado um estudo com uma turma da EJA, módulo 3, em uma escola municipal localizada na região metropolitana de Recife. A pesquisa foi de caráter qualitativo e se desenvolveu por meio de observações e de entrevista semiestruturada. A análise dos dados baseou-se na perspectiva temática de Bardin. Para nortear a organização dos resultados, foram elaboradas duas temáticas: (i) O uso de diferentes recursos na aprendizagem da leitura; (ii) Estratégias e concepção docente para o ensino da leitura. Os resultados indicaram que os alunos são inseridos em várias práticas de leitura em sala de aula, todavia, embora a professora utilize diferentes recursos, suas estratégias estão voltadas para um ensino da leitura fundamentado na perspectiva da decodificação.
Palavras-chave: Ensino. Educação de Jovens e Adultos. Leitura; Mediação docente.
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