A IMAGEM VISUAL COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
Resumo
A segunda Licenciatura em Pedagogia ofertada pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem se ocupado em fomentar a formação dos professores da educação básica por meio do princípio pedagógico da interdisciplinaridade. A finalidade deste trabalho é de apresentar o desenvolvimento metodológico empreendido pelos do-discentes ao fomentarem a extensão do processo de pesquisa, por meio de oficinas pedagógicas para os sujeitos da EJA. Quanto à metodologia, foram realizadas três oficinas pedagógicas em que se usaram imagens, visando promover o processo de ensino/aprendizagem para os sujeitos da EJA. Depois de realizado esse processo metodológico, A satisfação pedagógica possibilitou o rompimento dos muros da Universidade e favoreceu a relação com a educação básica. Esse processo permeou a vivência imagética e interdisciplinar em um processo complexo de aprendizagem múltipla entre os sujeitos da EJA e os do-discentes.
Palavras-chave: Oficina pedagógica; imagem; interdisciplinaridade.
Downloads
Referências
CARLOS, Erenildo João. (Org.). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa: UFPB, 2008. p.13-35.
_____. Por uma pedagogia crítica da visualidade. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
FAHEINA, E. F. A. A formação do/a pedagogo/a no contexto da cultura midiática: unindo as novas linguagens e as práticas interdisciplinares. In: CARLOS, Erenildo. João. (Org.). Educação e visualidade. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2008. p. 37-56.
_____. O uso da imagem como estratégia de gestão do conhecimento interdisciplinar. In: CARLOS, Erenildo João. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: UFPB, 2010.
FAZENDA, Ivani C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.
FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FEUERSTEIN, Reuven; BOLÍVAR C.R. La Teoria de la modificabilidade cognoscitiva estrutural: uma explicación. Alternativa sobre el desarrollo cognoscitivo diferencial. Cuidad de Guayana. Venezuela: Mimeo. 1983
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários e pratica educativa. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.
GADOTTI, Moacir. A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, 1993.
GIBBONS, Michael et al. La nueva producción del conocimiento: la dinámica de la ciencia y la investigación en las sociedades contemporáneas. Barcelona: Pomares-Corredor, 1997.
GOLDMAN, Lucien. Dialética e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança na educação e projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MACIEL, Maria do Rosário Gomes Germano. Imagem Virtual: uso na prática pedagógica. RDIVE, João Pessoa, v.1, n. 1, p. 72-91, jan./jun., 2016.
MELO, Maria Aparecida Vieira de. Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de História sobre os índios? Diversitas Journal. Santana do Ipanema. V. 2, n.1. Pp. 131-147. 2016.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 39 set./dez. 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE). UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA 2005 (UAEADTEC). Projeto Pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia – Curso de Graduação Presencial. Proposta para oferta de Curso superior na modalidade de Educação Presencial para o Plano de Ações Articuladas (PAR). Recife (PE), Ago. 2009.
VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984