O USO DE IMAGENS VISUAIS POR PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAMANGUAPE – PB
Resumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou conhecer os modos como professoras da rede pública municipal de ensino, da cidade de Mamanguape - PB, que lecionam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental se apropriam de imagens visuais. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas à luz da técnica de análise de conteúdo, sob a orientação de Laurence Bardin (2011). Com esse procedimento, o estudo visou conhecer, especificamente, quais são os tipos de imagem que as professoras utilizam no exercício de sua prática docente; quais os critérios que empregam para selecionar essas imagens e as estratégias pedagógicas que desenvolvem ao usar esse recurso no espaço escolar. As autoras concluíram que a maioria das professoras utiliza, com frequência, algum tipo de imagem em sua prática docente; que todas elas consideram as imagens visuais como um recurso importante ou indispensável para atrair os alunos e facilitar a apropriação do conteúdo estudado em sala de aula; que o uso de imagens é uma estratégia que elas utilizam para desenvolver atividades como rodas de conversa, quadrinhos, dinâmicas, palestras, atividades lúdicas e exposição de vídeos; que as docentes afirmaram ter conhecimento ou leituras prévias sobre o uso pedagógico de imagens visuais durante sua formação inicial ou continuada; e que, ao avaliar sua prática docente com o uso de imagens, as professoras as consideraram positivas, apesar de reconhecerem a necessidade de mais dedicação nesse aspecto.
Palavras-chave: Modos de apropriação. Imagens visuais. Prática docente.
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